Biosofia nº 45

5.00

Categoria:

Editorial

Samsāra

As televisões debitam desgraças, e sucedem-se reacções, formais e demagógicas. Reacções, sempre reacções, apenas o som da roda do Karma a girar. Engolfados na onda kármica, reage-se, apenas. E a roda dos condicionalismos e dependências continua a girar…

Para resolver a sério os problemas acumulados do nosso mundo – que ingenua ou levianamente julgámos transformar num paraíso material – é preciso bem mais que reagir. Em muitos aspectos, aliás, o que é mesmo necessário é não reagir. Com efeito, enquanto reagimos, são os referidos condicionalismos e dependências que nos conduzem e mantêm enleados. Quando (somente) reagimos, é aquilo a que reagimos que é dominante e determinante.

O que necessitamos, sim, é de agir – mas, note-se, de agir pura e livremente, com abertura e amplitude mental. O que precisamos é de aprender a ver e decidir acima do nível dos condicionamentos e circunstâncias, e das apreciações simplistas. O que se requer é sabedoria e compaixão: “sagazes como as serpentes, simples como as pombas” (Mt, 10: 16).

Toda a gama de dependências a que (salvo raríssimas excepções) governantes e comentadores reagem, são a cenoura à frente dos asnos que nos obstinamos a seguir. É assim que somos levados sempre de crise em crise, de guerra em guerra, de miséria em miséria. Samsāra…

José Manuel Anacleto
Presidente do Centro Lusitano de Unificação Cultural

Informação adicional

Peso 0.200 kg